Mestre Russo recebe prêmio pelo trabalho com capoeira na comunidade em São Roque

Wilson Teixeira da Silva, mais conhecido como Mestre Russo, recebeu o Prêmio “Comendador Mestre Airton Neves Moura ‘Mestre Onça'”, por seu trabalho e dedicação à comunidade. O Decreto Legislativo N° 482/2023, que propôs a homenagem, é de autoria do vereador Marquinho Arruda.

Nascido em 14 de março de 1958, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, Mestre Russo iniciou sua jornada na capoeira aos 14 anos, em Barueri (SP), sob a orientação de Mestre Gilvan, discípulo de Mestre Bimba.

Aos 16 anos, ingressou na Academia de Capoeira Dois de Ouros, então dirigida por Mestre Grande. Aos 20 anos, fundou a Capoeira Chora Menino, da qual é presidente até os dias de hoje. Um marco em sua trajetória foi a formação do Mestre Tubaína, sendo o primeiro a formar um mestre na 2ª região, à qual Barueri pertence.

O prêmio “Comendador Mestre Airton Neves Moura ‘Mestre Onça'” reconhece não apenas a habilidade de Mestre Russo na capoeira, mas também sua dedicação à comunidade de São Roque. Essa honraria é um reflexo do seu comprometimento e contribuição para o desenvolvimento cultural e social da região.